A Moda em Deus Ex: Human Revolution

As escolhas estilísticas em Deus Ex não foram unicamente baseadas nos caprichos do Diretor de Arte. Elas foram uma série de palpites, informadas por várias pesquisas sobre os avanços contemporâneos na arquitetura, design industrial, planejamento urbano e moda. A equipe de arte objetivou a criação de cenários, adereços e personagens que parecessem e dessem a sensação de pertencer a um universo plenamente realizado. Ainda que pequena, a roupa é uma parte onipresente do trabalho, uma vez que nos permite mostrar, ao invés de explicar, todo tipo de informação física e simbólica sobre o mundo do jogo.

Para contribuir na experiência imersiva de maneira efetiva, as roupas precisavam, primeiro, ser críveis. Uma das estratégias empregadas para fazê-las parecerem reais era mostrar evidências de como foram feitas. As vestimentas usadas por todos os personagens parecem confeccionadas com materiais realistas, com costuras visíveis, zíperes e fechos, além de sinais de desgaste. Se você tiver experiência com costura, deve conseguir observar de como cada peça foi construída.

adam jensen

Ao invés de colocar macacões brilhantes em todo mundo e chamá-los de futurista, os artistas se inspiraram em designers de moda contemporânea, tais como Andreia ChavesIris Van HerpenGareth Pugh e Issey Miyake. Quando olhamos desfiles modernos, a vontade de fazer algum comentário jocoso é irresistível. Quem iria querer se vestir com aquelas coisas insanas? Gente do futuro, é claro! O objetivo da vanguarda na alta-costura é apresentar ideias novas sobre materiais, texturas, silhuetas e até mesmo a função servida pelas roupas. Por isso, é a inspiração perfeita para a moda de rua em um futuro próximo e realista. Usar referências da vida real dá um visual crível, mas também sofisticado, para os nossos personagens.

street

Sofisticação é uma palavra-chave importante na direção artística de Deus Ex: Human Revolution. A moda nos jogos frequentemente são armaduras utilitárias, mantos fantásticos e chapéus de mago ou cinzas pós-apocalíptico e calças cáqui. Ao procurarmos algo um pouco diferente, trouxemos toques de refinamento do período renascentista. Ao olhar para o passado, criamos um futuro pelo qual ninguém esperava. Não só havia um visual bacana, mas é também algo que faz sentido tematicamente falando. A âncora filosófica principal de DXHR é o transhumanismo; a Renascença, que foi o nascimento do humanismo, proporciona a metáfora visual perfeita para a ideia da humanidade que se aprimora através da ciência. Chamamos isso de Cyber-Renascença, uma mistura hardcore de vestimentas da alta costura com toques estéticos baseados na Renascença.

Tais toques estão mais ou menos presentes no jogo dependendo do quão próximo o ambiente ou os personagens estão do lado pró-augmentation do debate. Compare Bill Taggart, em seu terno e gravata dos anos 60, com o colete anguloso sob medida de David Sarif, somado ao seu lenço e braço de metal ornamentado.

gents

Os radicais da Purity First vestem roupas bem simples, calças cargo, moletons… o tipo de coisa que pareceria apropriado nas ruas neste exato momento; consequentemente, tais vestimentas pareceriam completamente fora de moda em 2027. Olhe para a camisa de capuz marrom com uma corda de Zeke Sanders. Ele não se parece um pouco com um monge medieval?

purity

No outro extremo da escala, veja as mulheres: o colar elizabethano de Zhao Yun Ru, as roupas fabulosas de Eliza Cassan, a armadura similar a um espartilho de Fedorova ou casaco branco bordado de Megan Reed.

deus ex ladies

Toda essa ornamentação barroca é a Cyber-Renascença acertando em cheio na sua cara.


Texto originalmente publicado no blog da Eidos Montreal, o qual tive a liberdade de traduzir. Além disso, estou inaugurando uma nova categoria do blog: making-of’s! A ideia é justamente trazer publicações como essa, dissertando sobre a produção voltada para certos aspectos nos jogos e suas justificativas. Tem mais coisa de DXHR por vir, fiquem ligados! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Anúncios

2 comentários sobre “A Moda em Deus Ex: Human Revolution

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s