Comentando: WITCH mangá

witch mangaEu já tinha comentado sobre a revista WITCH tem um tempo aí, e decidi voltar ao assunto agora que comprei o que seria “oficialmente” a versão mangá delas. Sei que é estranho dizer isso, já que ela tinha chupinhado o traço misturado com algumas coisas de HQ americana, mas nesse caso, é um mangá com roteiro e arte de Haruko Iida. Pelo que é explicado nas primeiras páginas, quando a revista italiana fez sucesso, a Kadokawa comprou os direitos pra refazer toda a história de um jeito que ficasse, hã, apreciável para os japoneses. Aparentemente nada disso adiantou, visto que o mangá foi cancelado após dois volumes. Ironicamente, a versão publicada no Brasil pela editora On Line estampou na capa do segundo volume “os capítulos finais da série mangá”, como se quisessem disfarçar o cancelamento.

A primeira coisa a se comentar é a capa. Sabia, lendo outras resenhas, que ela era mole, mas não imaginei que fosse TÃO mole. Nenhum outro mangá que tenho guardado chega a tanto. Qualquer coisinha já a deixa amassada e parece que vai rasgar a qualquer momento. A única vantagem é que não precisa forçar a lombada pra ver os desenhos que estão mais próximos da borda.

Sobre a adaptação em si, no geral o mangá ficou melhor nos desenhos e muito pior no roteiro. Haruko fez uma mistureba bem doida nos estilos, “mangalizando” bem mais do que na revista original, mas ao mesmo tempo mantendo algumas características próprias dela, como os narizes com narinas. A avó da Hay Lin, por exemplo, sofreu poucas alterações. Em contraste, o visual de alguns personagens foi BEM modificado, como a Luba, que agora parece um youkai de orelhas peludas ou algo assim.

Quanto à narrativa, ela ficou MUITO confusa. Certos acontecimentos do original foram excluídos, enquanto outros foram esticados ou acrescentados, e algumas situações tiveram a ordem trocada desnecessariamente. Mas acho que o pior é que a relação das garotas quanto ao uso inconsciente dos poderes antes da revelação foi muito forçada. Enfim, pouca coisa fluiu. Pelo menos o linguajar nos diálogos é bem mais natural que na tradução da Abril.

O segundo volume acaba assim que Taranee é pega por Frost em Meridian, que é o final da revista nº 3. Considerando que cada revista tinha umas 50 páginas de quadrinhos e cada mangá tem quase 200, concluí que a adaptação não ficou bem equilibrada.

Pra facilitar a comparação, tirei umas fotos botando minhas revistas ao lado dos mangás. Me desculpem pelo excesso de piadinhas nas legendas, não resisti.

Enquadramentos copiados everywhere

Vestido de água, really? E ela nem sabia que tinha poderes…

Not bad

Not bad

Até o short (ou calcinha, sei lá) encolheu no espelho

Até o short (ou calcinha, sei lá) encolheu no espelho

Aqui Vathek virou um Ganondorf careca e Cedric faz cosplay do Fujiwara-no-Sai pra mostrar do quanto curte Hikaru no Go

Aqui Vathek virou um Ganondorf careca e Cedric faz cosplay do Fujiwara-no-Sai pra mostrar do quanto curte Hikaru no Go

Cedric provando de como é um autêntico bishounen

Cedric provando de como é um autêntico bishounen

Ganondorf careca e caolho strikes back

Esperar garotas peladas se transformarem, quem nunca

Esperar garotas peladas se transformarem, quem nunca

De esquilo pra Pokémon

De esquilo pra Pokémon

O mangá não é de todo ruim e comprei por pura curiosidade. Mas talvez não valha a pena pra quem gosta MUITO de WITCH e esperava alguma coisa de inédito nessa adaptação.

Anúncios

2 comentários sobre “Comentando: WITCH mangá

  1. achei legal no estilo manga… ja havia reparado no formato HQ de witch mais achei que fossi estilo manga… isso foi antes de ben 10 aparecer e avatar que segui a mesma linha de estilo e formato…deste entao tenho esse estilo como um HQ “moderninha” e mais flexisivel. onde eu posso conseguir o manga para analize? gostaria de baixa-lo. sou desenhista de manga , e estou aprimorando minhas tecnicas.acho q witch manga pode ser uma boa referencia pra desenhar garotas. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s