Comentando: Botanicula

E aqui temos uma galerinha do barulho prontos pra altas confusões nessa incrível aventura!

Ok, vamos combinar que esse período de promoções no Steam está realmente sugando meu dinheiro… Até estava com uma pontinha de vontade em comprar Botanicula, um jogo indie adventure point’n’click criado pela Amanita Design, que também criaram Machinarium (outro que futuramente falarei a respeito), mas não tinha me convencido tanto vendo o trailer. Aí bastou fazerem promoção do bundle e aqui estamos.

O jogo tem uma história bem simples: cinco amiguinhos simpáticos e com habilidades diferentes partiram para uma jornada com o objetivo de salvar a última semente da árvore que eles moram que está infestada por parasitas do mal. Assim, o foco está na exploração do local tanto para conseguir itens e seguir em frente (como em juntar chaves pra abrir um casulo) quanto para descobrir novas espécies de bichinhos (que, inclusive, te dão achievements). Conseguir tais itens implica em resolver puzzles que se baseiam em física. Em geral eles são fáceis até, já alguns são mais desafiadores.

Além disso, não há UMA linha sequer de texto nem mesmo tutorial (o que é irônico, pois ao iniciar o jogo, vários idiomas estão disponíveis pra escolher), o que me incomodou pois fiquei perdida no começo. Mas com o tempo me acostumei e passei a entender melhor usando uma regra básica: clicar em praticamente tudo que ver pela frente e pegar o que conseguir mesmo sem saber pra que serve. E fuçar o máximo de lugares possíveis também.

O visual não é super complexo, mas possui uma gama de cores pastéis e bem harmoniosas. Os desenhos têm um estilo próprio, o que dá uma personalidade e tanto para o jogo. A jogabilidade, em geral, é agradável e fácil de aprender. Os bichinhos que você encontrará com o tempo (umas dezenas deles) são uma graça e o jogo possui um toque muito bem-humorado. A trilha sonora é bem bacana e eventualmente colabora pra esse efeito humorístico (além dos sons alegrinhos e fofinhos que os cinco amiguinhos fazem em algumas situações). Foi o suficiente pra arrancar alguns sorrisos meus.

Mesmo tendo comprado sem muita certeza se iria gostar, devo dizer que esse jogo me agradou o suficiente e estou gostando de jogá-lo, e o fato de não ser tão difícil (até agora) a ponto de precisar de detonado me anima muito também. Recomendo pra quem gosta de adventures e se simpatizou com seu estilo.

Um comentário sobre “Comentando: Botanicula

Deixe um comentário

