O Incrível Projeto “Tropos vs Mulheres nos Jogos”

TODAS GOZA DE ALEGRIA!

No fim acabei enrolando um tempão para compartilhar esta notícia, shame on me. Mas não importa, antes tarde do que nunca!

Como muitos já devem ter percebido, os gringos estão bem mais à nossa frente no que diz respeito em discussões sobre questões de gênero e similares aplicados aos jogos eletrônicos. Pois bem, a autora do blog Feminist Frequency começou a pedir doações para um grande e ambicioso projeto abordando tópicos específicos sobre as representações femininas. Traduzindo o texto disponível na página oficial:

Eu amo jogar videogames, mas fico desapontada com frequência nas formas limitadas e limitações que as mulheres são representadas. Este projeto vai explorar, analisar e desconstruir alguns dos tropos e estereótipos mais comuns das personagens femininas nos jogos. A série irá destacar os maiores padrões  e convenções recorrentes usados na indústria de jogos, em vez de focar somente nos piores transgressores. Vou precisar de sua ajuda para que isso aconteça!

Como jogadora, uma crítica da cultura pop e fã, estou sempre trabalhando para equilibrar meu prazer de mídia e ao mesmo tempo ser crítica das representações problemáticas de gênero. Com minha web série de vídeos Feminist Frequency, eu olho a forma de como as mulheres são retratadas na mídia de massa e o impacto que elas têm sobre nossa cultura e sociedade.

[…] Ajude-me a criar outra série de vídeos bem sucedida que irá contribuir e ajudar a ampliar as conversas existentes sobre personagens femininas nos jogos e talvez até mesmo chamar a atenção da indústria de jogos para começarem a criar mais personagens femininas interessantes, cativantes e complexas, que evitem os clichês padrões chatos.

Segundo Anita Sarkeesian, a autora do projeto, a meta de acumular 6 mil dólares implica nos custos do equipamento necessário e tempo de produção dos vídeos (que serão gratuitos), além da necessidade de pesquisar e jogar inúmeros títulos.

Neste momento, o projeto já arrecadou quase 20 mil dólares e o número ainda pode crescer nos próximos 17 dias restantes para doação! Por causa disso, a autora decidiu ampliar a quantia de vídeos inicialmente propostos, sendo eles:

A Donzela em Perigo
A “Fighting Fuck Toy” (postarei um post a respeito futuramente)
A Companheira Sexy
A Vilã Sexy
A Decoração de Fundo

VÍDEOS EXTRAS
 A Sacerdotisa Vudu/Feiticeira Tribal (vídeo #6)
Mulheres como Recompensa (vídeo #7)
Sra. Personagem Masculina (vídeo #8)
Não Ser Atraente é Igual a Ser Má (vídeo #9)
Homem com Peitos (vídeo #10)
Bônus: Personagens Femininas Positivas!

Se você não conhecia o trabalho anterior da Anita, visite o canal dela, vale muito a pena.

Update: Há poucos dias, o vídeo do projeto postado no Youtube caiu em uma das boards do 4chan (segundo o “Como visto em” na própria página). Logo depois disso, Anita sofreu um blacklash por parte dos trolls, recebendo inúmeros comentários de ódio, misoginia e ameças de morte/estupro/roubo. Sua página da Wikipedia também foi vandalizada. Mesmo com esses problemas, ela recebeu uma grande visibilidade em outros sites e blogs e, assim, explodindo nas doações. Faltando apenas seis horas para encerrar as doações, o projeto acumulou MAIS DE 152 MIL DÓLARES e mais de e 6,700 doadores! A marca dos mil e 2 mil doadores recebeu uma simpática homenagem por parte dela:Eu não duvido em absolutamente nada que, quando esse projeto sair, será fantástico! E obviamente, será minha maior fonte de estudo para os temas do blog. Sou muito fã dela, na boa.

Update 2: Logo depois que as arrecadações foram finalizadas, Anita escreveu um post em seu blog para agradecer novamente todo mundo que colaborou e disponibilizou inúmeros links sobre ela e o projeto.

Anúncios

4 comentários sobre “O Incrível Projeto “Tropos vs Mulheres nos Jogos”

  1. Huuum… Interessante. Tomara que ela continue progredindo com a grande idéia que teve. Mulheres unidas jamais serão vencidas! Se bem que até fico com um certo receio disso, hehe.

  2. Pingback: “Tropes vs Women in Videogames” e Privilégio Masculino Sendo Vomitado « Colchões do Pântano

  3. Pingback: Eu fui plagiada pela Acigames Magazine « Colchões do Pântano

  4. Pingback: Anita Sarkeesian no TEDxWomen 2012! | Colchões do Pântano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s