Comentando: Eufloria (demo)

Imagem que catei do Steam porque é bonitinha. E que não aparece no demo, diga-se.

Estava eu fuçando a lista de trocentos jogos de um cara que achei no Steam aleatoriamente e um dos títulos que me chamou atenção foi esse. Sendo um indie de estratégia lançado em 2009, você aprende nas primeiras fases que controla plântulas que, ao juntar dez delas, pode fazer uma árvore brotar em um asteroide. Seu objetivo é espalhá-las e fazer brotar mais árvores ainda em asteroides próximos pra aumentar seu império (sim, império). Só que durante a incrível aventura, você se depara com ~terríveis plântulas corrompidas~ (vou chamá-las de “folhinhas” durante o post porque pra mim são justamente isso) e deve eliminá-las enquanto avança, além de descobrir como elas ficaram assim. Cada asteroide tem características diferentes, fazendo com que as árvores plantadas gerem folhinhas mais fortes, mais rápidas ou mais saudáveis, o que influencia durante as brigas.

No total, o demo oferece os seis primeiros níveis, sendo o último o mais chato e demorado pra terminar. Pesa míseros 30MB e tem uma interface bem simples. Todas as ações são feitas com o mouse. Detalhe que o jogo está disponível em Português de Portugal, coisa que só descobri depois de terminá-lo (SOU UM GÊNIO MESMO).

O visual do jogo é bem enxuto e sem grandes firulas, suficiente para o que você precisa fazer e saber. A trilha sonora é suave e agradável, mas depois de um tempo começa a encher o saco pela monotonia. A jogabilidade é meio chatinha em alguns aspectos, pois mesmo com o tutorial, tem coisa que só aprendi como mexer no chute.

De um modo geral, gostei do jogo. Acho que foi a primeira vez que gastei três horas num demo (joguei duas vezes depois que descobri a opção de deixá-lo em português), e gostaria de comprar quando ele ficar mais barato. Ele tá longe de valer 15 dólares, ao meu ver.

O sistema de estratégia é interessante, chegava a me empolgar quando ia lá matar as ~folhinhas dumal~ hospedadas num asteroide, como se estivesse jogando, sei lá, Age of Mythology. Mas ele tem um problema muito sério. Ao plantar a árvore necessária pra fazer brotar mais dessas folhinhas (pois tem uma outra que só serve pra explodir folhinhas inimigas que se aproximam), elas costumam demorar minutos suficientes pra eu perder a paciência e sair do PC e fazer alguma coisa como comer ou usar o banheiro. Senão, não terei folhinhas o bastante pra colonizar os asteroides mais devastados, e bem, nada pior do que quebrar o clima de imersão do jogo, não concordam? Também tem o problema de ações muito repetitivas, em que você deve clicar e arrastar várias vezes pra deslocar as folhinhas pra outros asteroides.

Enfim, recomendo o joguinho. Acredito ser uma boa opção pra quem é mais casual e gosta de experimentar coisas novas e simples. E se acontecer de eu comprá-lo e ver alguma coisa de interessante no restante da história (preciso fazer isso logo com Q.U.B.E. também), atualizarei o post.

Anúncios

Um comentário sobre “Comentando: Eufloria (demo)

  1. Pingback: Comentando: PixelJunk Eden « Colchões do Pântano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s