O Livro Negro das Cores

Coisa linda

Fiquei sabendo pela @fadamariposa hoje um livro que me chamou muito a atenção: voltado para deficientes visuais, ele descreve as cores associando seu significado com sensações.
Traduzindo um texto que fala sobre ele neste tumblr:

Me deparei com isso enquanto estava procurando por um livro para o bebê novo do meu primo. Fiquei intrigada com a ideia. Em cada página esquerda havia palavras escritas em braille e escritas novamente em seguida em texto branco. Era a descrição das cores, de acordo como a forma que a criança cega experimenta. À direita, há gravuras que foram feitas em alto relevo do que cada página estava descrevendo. É tão lindo.

Uma página em especial que realmente me chamou a atenção foi a descrição da cor vermelha. Falava sobre como o vermelho é como você se sente ao morder um morango maduro, ou o ardor no seu joelho ao cair. Azul era a sensação da luz solar em seu rosto.

É tão surpreendente que alguém conseguiu isso, como a ideia de descrever uma cor para alguém que não tem nenhuma referência sempre me fascinou e me deixou perplexa.

O livro está disponível no Amazon, e pelo que eu pude ler nas análises dos compradores, o maior problema dele é o braille ilegível, aparentemente tanto da forma em que os pontos foram organizados quanto o nível de dificuldade dele, sendo o tipo mais básico e mais difícil de leitura (sem contrações e nem abreviações). Apesar disso, o livro, sem dúvida, tem uma proposta muito interessante.

Bem, espero, com o tempo, trazer mais informações legais sobre acessibilidade, assunto que passei a me interessar bastante desde que conheci o @lucasradaelli.

Deixe um comentário

