Sites, blogs e páginas que você deveria conhecer

Todo mundo já viu listinhas sobre todo tipo de coisa na vida, e esses dias estava pensando de como seria interessante indicar páginas que aprecio, além de desenterrar algumas coisas dos favoritos, o que implica em juntar vários assuntos bem diferentes com algumas semelhanças entre si. Ou não. Algumas dessas páginas também estão presentes na blogroll.

Escher GirlsComo a própria imagem explica, esse tumblr tem como finalidade criticar as poses, muitas vezes ridículas e completamente distorcidas, que as mulheres são desenhadas em ilustrações e quadrinhos. Para deixar tudo melhor, temos belas doses de humor, como as releituras de imagens na sua versão masculina e, principalmente, com a colaboração das garotas Maxi e April. Você deveria ver. Agora. Sério.

Vagrand BardArthur Protasio, dono do canal do Youtube com o mesmo nome do blog, é especializado em narrativas, no caso, de jogos. Assim, a grosso modo, seus vídeos explicam as diferenças de dois tipos em específico: a narrativa embutida e a emergente. Além de muito bem-humorado, Arthur é bastante articulado nas palavras e analisa os jogos de uma maneira muito inteligente. O único lado ruim da coisa é quando ele se foca na análise de um jogo exclusivo pra console e você não pode jogá-lo por ser pobre e ter que se conformar com o  que tem pra PC.

Di VascaPolêmico à sua maneira, Di Vasca é ilustrador profissional que, num dia de 2011, decidiu abrir um blog para publicar os absurdos que passa na sua profissão. Quando percebe que alguém está tentando enrolá-lo pra consegui desenhos de graça (já que a cultura do desenhinho é fortemente estimulada no Brasil), ele não poupa sarcasmo em forma de palavras e ilustrações sacanas. Leitura obrigatória pra quem quer trabalhar na área e pras pessoas que precisarão desse tipo de serviço em algum momento.

Vegetariano da DepressãoCriado e atualizado por Robson, autor do blog Consciência, no tumblr temos inúmeros exemplos de desinformação e preconceito em textos e tweets sobre vegetarianismo e veganismo, mas sempre com respostas em seguida, apontando as falhas da argumentação, indicando links para esclarecimentos e, é claro, bom boas doses de ironia quando necessário. A imagem do bonequinho, como meme, resume muito bem várias situações desagradáveis que muitos vegetarianos acabam passando com frequência.

GamerviewApesar de eu não ter visto taaantas páginas do blog (não faz muito tempo que o conheci), a qualidade do conteúdo é notável. Tem uns textos bacanas de análises de jogos e podcasts bem informativos e descontraídos, como o IndieTalk, exclusivamente sobre jogos independentes brasileiros. Pena que só rendeu um… Se você não conhecia o Gamerview antes, sugiro que se apresse em dar uma olhada, pois a equipe responsável largou o projeto e pretende tirá-lo do ar em dezembro desse ano.

Women Fighters In Reasonable Armor
Mais um tumblr pra vocês se deliciarem. Descobri essa beleza originalmente no post Fantasy Armor and Lady Bits (que ainda estou traduzindo, e apesar de ser ótimo, tá difícil me animar em terminá-lo). Como o nome sugere, temos mulheres que estão usando armaduras verdadeiramente funcionais, do tipo que cobre o corpo todo e tal. Se você ler o texto sobre a questão, vai entender porque isso merece atenção. Infelizmente, o tumblr tá meio desatualizado no momento.

InstructablesNeste site, usuários publicam textos explicando de como fazer todo tipo de coisa que você possa imaginar no passo-a-passo. Comida, bugigangas tecnológicas, réplicas, roupas, artesanato no geral, enfim. Desde coisas simples de fazer, até aquelas absurdamente complexas. Dá pra achar muita coisa relacionada a jogos, cinema e quadrinhos, pra alegria geral.

LingueeEsse é um site que me dá uma mãozinha nas traduções vez ou outra. Diferente de um dicionário comum, você pode colocar frases inteiras na busca do Linguee e ele vai pesquisar textos que possuam alguma relação com o que você precisa. É uma boa opção quando você se depara com expressões que não têm sentido algum em tradução literal, ou alguma palavra no meio dela tem uma definição pouco usada em relação ao seu significado primário. Mas é preciso um pouco de paciência às vezes.

Thinking with PortalsApesar de eu não abrir tanto o primeiro quanto o segundo Portal há um tempão (respectivamente com 10 horas acumuladas em um e 45 horas em outro, segundo o Steam) e por ser tratar de um conteúdo bem mais específico que os outros sites citados acima, gosto muito desse devido à qualidade dos mapas que os usuários do fórum fazem, com a possibilidade de dar sua nota e comentar nos tópicos sobre cada um. Além disso, você pode ficar informado sobre outras coisas relacionada à série. É uma ótima opção para aumentar a “vida útil” dos jogos.

Feminerds
COMO NÃO AMAR? Apesar da sugestão do título, o blog não é focado apenas em elementos da cultura nerd sob a perspectiva feminista, mas também sobre outras situações que acontecem de um modo geral, falando sobre questões que envolvem racismo, homofobia e afins, é claro. Além da diversidade, os textos são super bem escritos. Só é uma pena enorme que não tenha outras formas de se comunicar com as autoras.

De(ath)sign
Acabei esquecendo de inclui-lo na lista por fazer um tempão desde a última vez que foi atualizado, mas enfim… Parecido com Di Vasca, o autor do De(ath)sign cria tirinhas mostrando situações desagradáveis que costuma passar com seus clientes, com uma bela mistura de humor e crítica ácida.

Ufa! Deu trabalho, mas espero que tenham curtido a pequena seleção.

Anúncios

2 comentários sobre “Sites, blogs e páginas que você deveria conhecer

  1. Recentemente uma das meninas do Whovians (a Amanda) criou um blog chamado Área 42. Os textos ainda não se aprofundam muito em assuntos de igualdade, mas eu sei que ela é feminista e tem opinião forte e acho que com o tempo vai sair bastante coisa bacana lá. http://www.area42.com.br
    Daqui do Brasil eu gosto bastante do Pink Vader também. Recentemente conheci o Feminerds e adorei. 🙂

    Como eu comentei no outro post, já salvei as páginas aqui nos favoritos. Vou ler e depois comento novamente!

    • Opa, que legal! Torcendo pra que a Amanda ajude a ampliar debate com o tempo 😀

      Também gosto do Pink Vader, e apesar de não ter lido muitos posts, a Laura Buu me parece bem mais aberta quanto ao debate de igualdade do gênero, mesmo não se aprofundando muito no que eu li até agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s