Curte new age? Ouça ERA!

Fanart que fiz de uma menina que aparece no clip Misere Mani.

Sempre que alguém me perguntava qual gênero de música eu ouvia, normalmente resumia respondendo apenas “New Age”. E em 99% das situações, a pessoa que perguntava não fazia ideia do que isso significava. Chegavam a dizer “É parecido com pagode? Axé?”. BITCH PLEASE.

Reclamações à parte, concluí que seria interessante mencionar esse projeto musical, ERA. Criado por Eric Levi e com seu primeiro álbum lançado em 1996, algumas músicas deles já foram usadas em filmes e novelas (dados do Wikipedia). O bacana do ERA está em usar instrumentos diferentes do que o comum dentro do new age (se formos comparar com seu ícone máximo, Enya, há uma diferença enorme entre eles), além de produzirem músicas distintas, mas sem perder seu próprio estilo (como a forte presença do canto coral). É fácil perceber isso principalmente nos seus álbuns mais recentes, Era Classics e Era Classics II.

De um modo geral, gosto de todos os álbuns, mas as minhas músicas favoritas são Ameno e Misere Mani.
Como podem ver, alguns clipes como Misere Mani estão super bem-feitos, enquanto outros estão meio “Meh”. Os (d)efeitos especiais nem sempre ajudam muito, mas acredito que esteja num nível dentro do possível como um projeto musical.

A única coisa do ERA que não curto muito, é a falta de traduções das letras. A grande maioria é escrita em uma língua imaginária baseada no latim, e algumas com trechos em inglês. Não tenho certeza, mas parece que tem uma música em árabe, provavelmente do álbum Reborn. Além do que, nem todas as músicas têm a letra disponível.

Apesar do carinho que possuo pelo ERA, sei muito pouco sobre eles. O nome dos integrantes, que profissão eles tinham antes de integrar o grupo, vida pessoal, enfim, sei de absolutamente nada. Não que tivesse grandes informações sobre eles por aí, mas acho que os fãs convictos conseguiriam achar, sei lá, entrevistas em francês ou algo do tipo. Nunca me interessei muito por esses detalhes de celebridade, atores, escritores ou o que for. No máximo quando acompanhava o PC Siqueira.

Se você quiser achar mais material sobre o ERA, dê uma olhada nesse fórum. É o único que conheço e tem um bom conteúdo. Vale a pena.

Update: Não sei quando tal mudança ocorreu, mas numa página específica do site oficial do ERA, finalmente temos vários conteúdos como biografia, discografia e clipes. Bem que poderia ter mais coisas, mas em comparação a antes, o site tá bem melhor. Fiquei sabendo dessa informação hoje (2/2) no mesmo fórum citado acima.

Anúncios

Um comentário sobre “Curte new age? Ouça ERA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s