Comentando: Tomboy

Laura, numa cena em que ela fica parada para ser desenhada pela irmãzinha.

Sempre acompanho a maior parte das coisas que postam na TL do meu facebook, e lá a Cely Couto (com seu excelente blog, leiam!) recomendou esse filme francês de 2011, Tomboy.

Basicamente, vemos um pouco da vida de Laura, uma garota realmente parecida com um garoto que, depois de se mudar, avista algumas crianças brincando. Ela inicialmente conhece Lisa, provavelmente com a mesma idade. A partir daí, Laura decide se apresentar a todo mundo como um garoto, chamando-se Michael. Convivendo com os outros garotos, ela passa a imitar algumas ações deles, inclusive.

Para ser franca, sei muito pouco do mundo trans. É um universo que não tive oportunidade de me aprofundar, por assim dizer, então é meio difícil comentar alguma coisa direito. Assim, durante o filme, fiquei esperançosa de que tudo iria bem e, se em algum momento os pais delas descobrissem, eles entenderiam sem grandes problemas. Mas, meio que soltando um spoiler, a coisa dá uma desandada mais pro final do filme. Tanto que eu acabei chorando no final. Não fazendo parte desse universo, é complicado imaginar de forma realista a situação que uma pessoa que se sente “deslocada” ou em dúvida em relação ao seu sexo. Isso me fez lembrar de uma imagem marcante que vi no Deviantart uma vez, sobre um rapaz que queria uma vagina. Era uma foto, só do quadril, com um desenho na frente. Faz um bom tempo que vi isso, infelizmente não tenho o link pra mostrar.

Enfim, o filme é muito tocante. É curto, não dura mais do que uma hora e pouco, e não foi difícil achar. Recomendo.

Anúncios

Um comentário sobre “Comentando: Tomboy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s