Toren e uma pequena expectativa do que virá

Imagem que tirei do trailer mais recente desse mais novo jogo indie. Lindo, simplesmente.

Os jogos independentes estão aí mostrando o quão maravilhosos e marcantes eles podem se tornar, não raro até melhores que jogos de estúdios maiores. Em relação aos indies brasileiros, até agora só joguei um que foi disponibilizado de graça pelo Nuuvem (e que detestei por algumas coisas, confesso) sobre um porco que perdeu a memória e só. Procuro sempre manter a cabeça aberta para novidades, como foi o que eu fiz quando joguei Left4Dead 2. Com indies, não seria diferente. Mas entre os pouquíssimos jogos feitos por brasileiros que eu fiquei sabendo, esse definitivamente foi o que mais empolgou.

De um modo geral, Toren, baseado na própria descrição do site e blog oficiais, é um jogo de aventura e puzzles em que baseado no poema da “princesa presa numa torre”. Falando assim soa um negócio bem infantil e sem graça, mas não é só isso: uma árvore vai crescendo sem parar no meio da torre, e o objetivo da garotinha é sair de lá. À medida que o tempo passa, a árvore cresce e a menina vai envelhecendo junto. Como pode ver, o tempo influencia de verdade, o que não é muito comum entre a maioria dos jogos mais famosos (talvez com exceção do novo Deus Ex, baseando-se nessa review do Kotaku BR).

Como um todo, a proposta é muito interessante e diferente, somado aos gráficos tridimensionais ricos e coloridos. Esse é o primeiro indie brasileiro em 3D que conheço, aliás. E embora isso não seja fator determinante na diversão e jogabilidade, não deixa de ser um detalhe que chama a atenção. Também é notável a intenção dos desenvolvedores de fazer com que o jogo te deixe imerso e com um significado mais profundo e humano, que certamente se assemelha a jogos como Braid.

Conheci o jogo através de um post do Girls of War, que inclusive fizeram uma entrevista com o diretor de arte. Dê uma lida, vale a pena.

Enfim, apesar das poucas informações até o momento, Toren é um jogo que experimentarei, com certeza. E torcendo pra que faça o sucesso merecido, é claro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s