Você se lembra?

Uma das características do Spock faz sucesso em O Rouxinol do Imperador

Ah, anos 90. Época que muita gente ainda se lembra com gosto e sente falta do que existia no quesito séries e animações, entre outras coisas.

Bom, eu decidi que vou escrever alguns posts sobre nostalgia aqui. Primeiramente, falando de uma das atrações da TV Cultura: O Teatro dos Contos de fada. Para quem não conhece ou não lembra, é uma série iniciada em 1982 que totalizou 26 episódios, cada um com cerca de 50 minutos de duração. Se me lembro bem, passava um episódio por semana.

Cada episódio contava uma das tantas histórias que estamos carecas de saber por causa dos filmes da Disney, além de outras não tão conhecidas. O diferencial da série, no entanto, é que algumas histórias são baseadas em suas versões originais, e portanto não é sempre que a história termina com o clichê “e viveram felizes para sempre”. Muitos dos contos originais (alguns com centenas de versões, como é o caso de Cinderela) geralmente envolve elementos “atípicos”, como incestos, estupros, canibalismo, assassinatos e por aí vai. Alguns são mais amenos, outros nem tanto.

Alguns pontos positivos da série: a atuação é muito boa, possui belos cenários, figurino e maquiagem dos personagens, e vários atores consagrados participaram dela. A história de Aladim, por exemplo, teve Tim Burton como diretor. Robin Williams participou em O Príncipe Sapo; e outros como Matthew Broderick, James Belushi e, é claro, Shelley Duvall, no começo de todas as histórias.

Um ponto negativo: os (d)efeitos especiais. Ok, não é algo de se espantar a julgar pelo ano de produção, mas às vezes incomoda. Não cheguei a rever todos os episódios ainda, mas o que me pareceu estar “na pior” é A Pequena Sereia. O barco afundando, a simulação de nado das sereias e do reino debaixo d’água… É tosco, não dá pra negar. Mas creio que seja a única crítica sobre a série.

Enfim, aqui no Brasil todos os episódios receberam um DVD cada, com direito a legendas e áudio em português e inglês. Infelizmente, a empresa responsável faliu, então se você prefere ter material original em mãos do que baixar por aí, saiba que eles são raros, e a coleção inteira não custa menos do que 300 reais no Mercado Livre. Em compensação, é relativamente fácil achar os episódios no youtube ou link direto, quase sempre só com a opção dublada. Tanto que há quem venda os episódios (copiados e quase sempre dublados, é bom lembrar) pelo Orkut, garantindo ‘melhor qualidade’ para colecionadores.

Agora, se você é um abençoado que fez aulas de inglês e consegue entender bem a fala, boas notícias: É possível comprar todos os episódios na Amazon por risíveis 30 dólares! Inclusive vem com alguns bônus, como um livro dando detalhes sobre os atores, e um punhado de cartas. Passando os olhos nos comentários, a grande maioria deu nota máxima, mas as críticas eram parecidas: Teve DVD que não funcionou, a qualidade de imagem/som tá uma porcaria, a remasterização é péssima, não tem legenda nem em inglês (isso eu concordo) e é impróprio pra crianças. Esse último ponto é controverso, visto que várias dessas pessoas que compraram a coleção eram justamente crianças e nem por isso ficaram “lesadas” por causa de piadas adultas (quantas crianças vão entendê-las?) e coisas do tipo.

Fica a dica para quem quer matar a saudade ou só dar uma olhada no conteúdo.

Anúncios

5 comentários sobre “Você se lembra?

  1. Nunca vi a série, mas fui procurar no Youtube agora e o primeiro episódio que aparece é o de “A Rainha da Neve”, conto que a Disney tá transformando em filme!

    Nem conheço o conto original direito… vou aproveitar pra ver nesse episódio.

    • Sim, eu vi hoje mesmo no Animatoons sobre isso, nem fazia ideia que a Disney tava interessada em outros contos até assistir Enrolados.

      Dá uma olhada e me diz o que achou! Embora eu creio que a Disney não vai mexer tanto em A Rainha da Neve, eu achei o conto bem tranquilão. Talvez ela bote alguma coisa no meio pra ficar mais engraçada ou sei lá… Bem, é esperar pra ver (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s