Um pouco sobre Burne Hogarth

Como esse cara me interessou bastante desde que conheci alguns livros de desenho dele, fiz um resumão meio tosco sobre a vida e obra dele baseando-me no Wikipedia e nessa página do Omelete.

Burne Hogarth foi ilustrador, professor, quadrinista, escritor e teórico. Nasceu em 1911 e faleceu em 1996. Ficou melhor conhecido internacionalmente graças à sua participação em ter desenhado as tiras de Tarzan (criação do norte-americano Edgar Rice Burroughs). Inclusive, no começo, por imposição de Syndicate, Hogarth tinha que copiar o estilo de Harold Foster, artista que ilustrou as tiras do personagem em 1929. Mas com o tempo, Hogarth inseriu sua marca diferenciada no quadrinho, proporcionando muito mais vida e dinamismo explosivo em Tarzan.

Ele trabalhou com o personagem por oitos anos ininterruptos, depois parou de desenhá-lo por estar muito insatisfeito com o contrato do United Features e só voltou em 1947, com vantagens maiores para ele. Finalmente, foi na década de 50 que ele abandonou a produção de quadrinhos para começar a docência em artes, que, para nós, foi a sua melhor época, pois foi quando ele produziu seus livros de desenho de anatomia humana, até hoje (alguns) republicados, usados, recomendados e muito procurados. Segue a lista completa:

Dynamic Anatomy, 1958 (O Desenho Anatômico sem Dificuldade);
Drawing the Human Head, 1965 (O Desenho da Cabeça Humana sem Dificuldade);
Dynamic Figure Drawing, 1970 (O Desenho da Figura Humana sem Dificuldade);
Dynamic Light and Shade, 1981 (Luz e Sombra sem Dificuldade);
Drawing Dynamic Hands, 1977 (aparentemente nunca traduzido);
Dynamic Wrinkles and Drapery, 1995 (também nunca traduzido).

Embora não pareça à primeira vista, os livros jamais foram publicados no Brasil. A tradução é de uma editora de Portugal, sendo que eles foram lançados na década de 90, e não muito depois já era possível comprar por aqui por aproximadamente 36 reais (levando em conta o preço divulgado nas propagandas de revistas de desenho que tenho). É tanto tempo que os livros já estão fora de catálogo há anos (mas em compensação, dá para achar todas as edições originais no Amazon muito baratos). Por causa disso, é MUITO difícil achar os livros traduzidos à venda, e quando tem (seja os exemplares usados da Estante Virtual, seja em sebos físicos), custam cerca de 150 reais pra cima. É muito, sem dúvida, mas se você tiver dinheiro o suficiente e se interesse pelo assunto, invista! Vale muito a pena!

Agora, se ainda assim você não puder ou não conseguir os livros, uma boa notícia: Três dos quatro livros traduzidos estão disponíveis para download! É só clicar no título que você será redirecionado ao blog Desenhistas Autodidatas: O Desenho da Figura Humana Sem DificuldadeLuz e Sombra sem Dificuldade e O Desenho Anatômico sem Dificuldade.

E para fechar esse post com chave de ouro, escaneei uma matéria de página dupla sobre Hogarth da minha revista Curso Prático de Desenho #4 (bastante velha, também):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s